19 dezembro 2004

MARY KAY ASH

Fundadora e Presidente Emérita




Depois de uma longa e bem sucedida carreira em vendas diretas, Mary Kay Ash se aposentou em 1963 – durante um mês. Durante essas quatro semanas, ela decidiu escrever um livro para ajudar as mulheres a progredirem em um mundo empresarial dominado pelos homens. Sentada na mesa da sua cozinha, ela fez duas listas: uma contendo as coisas boas que tinha visto nas empresas onde tinha trabalhado, a outra com as coisas que poderiam ser melhoradas. Ao revisar as listas, percebeu que tinha criado um plano de marketing para uma “empresa ideal” bem sucedida. Com a poupança de toda uma vida – US$ 5.000 – e a ajuda do seu filho de 20 anos, Richard Rogers, ela lançou a Mary Kay Cosmetics, na 6a. feira, 13 de Setembro de 1963.

A empresa que ela fundou continua sendo até hoje uma das histórias de maior sucesso da área empresarial.

O objetivo inicial de Mary Kay continua sendo o mesmo: proporcionar às mulheres uma oportunidade ilimitada para o sucesso pessoal e financeiro. Ela utilizou a Regra de Ouro como sua filosofia básica e encorajou os funcionários e membros da sua força de vendas independentes a estabelecer prioridades nas suas vidas: Deus em primeiro lugar, em segundo a família e em terceiro a carreira.

Com seu inabalável compromisso para com esses princípios e sua extraordinária determinação, dedicação e capacidade de trabalho, Mary Kay realizou seu sonho e transformou uma pequena empresa de vendas diretas na maior empresa vendedora de produtos para o cuidado da pele e cosméticos nos Estados Unidos. Em conseqüência, a Revista Fortune reconheceu a empresa colocando-a na sua lista “As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar nos Estados Unidos” e também definiu a Mary Kay como uma das 10 melhores empresas para as mulheres trabalharem. Atualmente, a Empresa conta com mais de 960.000 Consultoras de Beleza Independentes em 33 mercados, em cinco continentes.

Oradora veemente, pessoa motivadora e empreendedora, Mary Kay foi reconhecida pelas suas realizações através de numerosos prêmios e homenagens:

  • Os Serviços Jurídicos do Norte do Texas lhe concederam o “Prêmio por Tratamento Igualitário” em 2001 pelo seu trabalho que teve um impacto positivo sobre a vida das mulheres
  • Título de "A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX" concedido pela Lifetime Television em 1999
  • Título de "Mulher do Século do Estado do Texas" em 1999 Pela Câmara de Comércio das Mulheres do Texas
  • Eleita para fazer parte do Salão da Fama na Área Empresarial em 1996 pela Revista Fortune
  • “Prêmio ao Pioneirismo” em 1995, concedido pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias
  • Título de “Lenda Viva” em 1992, concedido pela Fundação Educacional para as Vendas Diretas
  • Título de “Líder Empresarial dos nos 90” concedido em 1990 pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias
  • Prêmio do “Círculo de Honra” em 1989 concedido pela Fundação Educacional para as Vendas Diretas
  • Primeiro prêmio do "Salão da Fama Nacional de Vendas" em 1989 concedido pelos Executivos de Vendas e Marketing de Nova York
  • Título de "Uma das 25 mulheres mais influentes da América" concedido em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts
  • Premio Horatio Alger "Cidadã Americana Extraordinária" em 1978
  • Convidada em diversos programas da TV americana como: "60 Minutes," "Good Morning, America," "700 Club," "Hour of Power," "Oprah Winfrey," "Late Night with David Letterman," "Phil Donahue," e "Today Show"

Em 1980, Mel, marido de Mary Kay, faleceu de câncer. Tendo sido testemunha do seu sofrimento, ela se comprometeu com a luta para encontrar uma cura para a doença. Durante mais de 20 anos participou de atividades para angariar fundos para a campanha, e em 1995 fundou a Fundação de Caridade Mary Kay Ash, uma fundação pública sem fins lucrativos que proporciona fundos para a pesquisa dos cânceres que afetam às mulheres. Por duas vezes Mary Kay foi presidente honorária do Projeto de Mamografia do Texas e trabalhou no sentido de promulgar uma lei no Texas obrigando os convênios médicos a incluir a mamografia nas suas coberturas. Em 2001 a sua Empresa e a sua Fundação estenderam seus esforços filantrópicos para lutar contra a crescente onda de violência contra as mulheres, financiando um extraordinário documentário sobre a violência doméstica que foi transmitido em todo o país pela PBS. Para obter maiores informações sobre os programas da Fundação visite www.marykay.com.

Mary Kay é autora de três livros que se transformaram em best-sellers. A sua auto-biografia, Mary Kay, vendeu mais de um milhão de exemplares e foi traduzida para diversos idiomas. Sua filosofia empresarial, Mary Kay on People Management, continua sendo considerada uma excelente fonte de sabedoria e foi incluída nos cursos de administração de empresas da prestigiosa Harvard Business School. O terceiro livro de Mary Kay, intitulado You Can have It All, foi lançado em Agosto de 1995 e passou a ser considerado um best-seller poucos dias depois do seu lançamento. Seus discursos e frases continuam inspirando as mulheres que formam a força de vendas da Mary Kay.

A linha de produtos Mary Kay® inclui mais de 200 produtos de primeira qualidade em sete categorias: cuidados com a pele. maquiagem, cuidados com os cabelos, cuidados com o corpo, proteção contra o sol, fragrâncias e linha masculina.

A missão da Mary Kay é enriquecer as vidas das mulheres.

Um comentário:

Bárbara Gabriel disse...

Dercy sou a filha da Giselda conhecida como Mirinha,sua fã!!
Adcionei para acompanhar seu blog
bjo grande no coração
Barbara