05 abril 2008

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

As atividades que precisam estar na agenda do empreendedor

Algumas pessoas erroneamente acham que empreendedor é aquele cara que chega na hora que quer no trabalho, sai na hora que achar melhor e ganha rios de dinheiro. Infelizmente, essa realidade deve ser verdade para apenas 1% ou menos dos empreendedores no Brasil.

Existem cinco atividades que precisam estar semanalmente na agenda do empreendedor, pois fazem parte da boa administração do tempo, além de serem tarefas que ajudam a empresa a crescer e o empreendedor a focar sua energia para sobrar tempo para tudo e não se estressar. Acompanhe-as:

1. Defina sua estratégia – Qual é a estratégia da sua empresa para os próximos 12 meses? Qual é a missão do seu negócio? Reserve um tempo para visualizá-lo daqui a 3, 5 ou 10 anos. Uma estratégia eficaz é a única forma de tornar seu negócio relevante nos próximos anos.

2. Transforme sua estratégia em metas – Canso de ver empresas de todos os portes gastando bastante tempo na definição de estratégias corporativas, mas pouco tempo na transformação delas em metas que a equipe possa mensurar e tornar em ações concretas. É seu papel criar essas metas e desenvolver atividades que precisam ser executadas no dia-a-dia por você e sua equipe. Sem isso, você gasta tempo demais com coisas que não trarão resultados para seu negócio.

3. Senso de importância, em vez de senso de urgência – Não faça de sua equipe um time de corrida, e sim um time que sabe prevenir urgências, gasta tempo com coisas realmente importantes e sabe se planejar para alcançar seus resultados pessoais e profissionais com maior freqüência. Faça isso transparecer aos seus clientes e não apenas na reação a reclamações.

4. Crie sistemas – Crie sistemas que permitamvocê e sua equipe se guiar para trazer resultados. Como o cliente deve ser atendido? O que fazer quando há um novo pedido? Como comprar material para o estoque? Pense nas suas principais atividades e as transforme em procedimentos claros e auto-explicáveis, isso tira de você a centralização e permite que qualquer pessoa realize o que deve ser feito. Faça da sua empresa a sua própria versão do McDonald’s.

5. Inspire, sonhe e lidere! – Sem esses ingredientes o empreendedor perde a paixão pelo seu negócio! Faça com que cada dia seja uma oportunidade para inspirar sua equipe em direção ao que você deseja alcançar. Sonhe com os próximos passos da sua empresa e faça seu grupo atingir os objetivos da instituição por ele mesmo, sem necessidade de cobrança constante. Assuma o papel de empreendedor e não de escravo do seu negócio. Viva o tempo na sua vida e na sua empresa com sabedoria!

por Christian Barbosa (matéria extraída Revista Liderança - Venda Mais)

Nenhum comentário: